-
Arquitetos: StudioAC
- Área: 315 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Andrew Snow Photography
-
Fabricantes: AutoDesk, Chaos Group, Northern Wide Plank, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência renovada em Toronto apresenta uma fachada vitoriana do final de 1880. A fachada foi usada, portanto, como ponto de partida, preservando as janelas e a lógica espacial existente. O projeto resultante restaurou a fachada histórica e apresentou uma arquitetura de interiores completamente nova e contemporânea.
A planta apresenta uma lógica clara, um eixo que atravessa a casa, onde se situam um escritório, escadas e depósito, delimitados pelos espaços principais. Este conceito é mais explorado no corte, onde os dormitórios no segundo nível são concebidos como caixas suspensas revestidas de madeira que enquadram um espaço de pé-direito duplo.
Esse espaço de pé-direito duplo, por sua vez, aproveita as elevações vitorianas existentes para trazer a luz natural ao centro da planta, ladeado por uma escadaria em forma decorativa e uma antiga lareira de tijolos. Estratégias sutis como o posicionamento e formas das janelas apresentam uma memória do passado em uma experiência contemporânea sem questionamentos. Nas elevações verticais das caixas suspensas, onde se situam os quartos, foram introduzidas duas janelas interiores ocultas para proporcionar comunicação visual, fluxo de ar e entrada de luz, segundo a hora do dia e os níveis de privacidade pretendidos.